Determinação do intervalo ideal para repetição da MAPA em hipertensos resistentes visando o adequado e contínuo controle dos níveis tensionais.

 

Objetivos: Avaliação do intervalo ideal para repetir a MAPA em portadores de hipertensão arterial resistente do jaleco branco (hipertensos resistentes que apresentam níveis tensionais na MAPA controlados), que garanta o adequado controle dos níveis tensionais. Sabemos que após 1 ano, 50% dos hipertensos resistentes do jaleco branco não apresentam mais controle dos níveis tensionais.

 

Metodologia: Os pacientes com diagnóstico na MAPA de HIPERTENSÃO ARTERIAL RESISTENTE DO JALECO BRANCO, repetem o exame em 3 meses para confirmação diagnóstica. Se o diagnóstico é confirmado, o exame é repetido novamente em 6 meses.

 

Período de realização: Projeto iniciado em março de 2005 com previsão de término em março de 2008.

 

Financiamento:  Petrobrás - FINEP

 

Projeto de Pesquisa concluído com a publicação do trabalho:

  • MUXFELDT, ES ; FISZMAN, R ; DE SOUZA, F ; VIEGAS, B B ; CARVALHO-CARLOS, F O ; SALLES, G F. Appropriate Time Interval to Repeat Ambulatory Blood Pressure Monitoring in Patients With White-Coat Resistant Hypertension. Hypertension, v. 59, p. 384-389, 2012.
UFRJ ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial
Desenvolvido por: TIC/UFRJ