O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF - UFRJ) tem um perfil de assistência voltado para o seu papel de formador de recursos humanos e prestador de serviços diferenciados de alta complexidade, sendo um dos principais responsáveis por esse tipo de assistência no Sistema Nacional de Saúde.

hucff

Dentro desta perspectiva, o Programa de Hipertensão Arterial Resistente - ProHArt, vinculado ao Serviço de Clínica Médica, foi idealizado com a finalidade de preencher uma importante lacuna na assistência ao paciente hipertenso grave, que necessita de investigação diagnóstica e orientação especializada.

O Programa foi criado em abril de 1999, a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde (Área Programática AP 3.1), de atendimento dos hipertensos graves em acompanhamento na rede básica de saúde.

O ProHArt recebe financiamento através de editais, auxílios e bolsas das agências de fomento governamentais (FINEP, CNPq, FAPERJ) e Petrobrás.

Em 2011, o ProHArt foi reconhecido como Centro de Excelência em Hipertensão Arterial, pela Sociedade Européia de Hipertensão (ESH), sendo o primeiro no Brasil e o segundo na América do Sul.