Localizado no 11º andar do HUCFF, o LabSONO foi inaugurado em 2011 pelo grupo de médicos pesquisadores do Programa de Hipertensão Arterial – ProHArt, com apoio financeiro da FINEP.
O laboratório conta com 4 leitos equipados para realização da polissonografia e titulação de CPAP, com polígrafos BrainNet BNT Poli, onde são realizados exames diariamente. A polissonografia é o padrão ouro para diagnóstico de Síndrome de Apneia do Sono.
O LabSONO também conta com uma Clínica de CPAP para acompanhamento dos pacientes portadores da Síndrome de Apneia do Sono, em uso deste equipamento.
Médico responsável: Dr. Gleison Marinho Guimarães
Clínica de CPAP: Dra Aline de Hollanda Cavalcanti | Dra. Hassana de Almeida Fonseca
Fisioterapeuta: João Carlos Moreno de Azevedo
Técnicos do sono: Fernanda Oliveira de Carvalho Carlos, Bianca Botelho Viegas e Raquel Aguiar Machado Avilla.
No laboratório do Sono está sendo desenvolvida a pesquisa “Avaliação da eficácia da pressão positiva contínua em vias aéreas no controle pressórico de hipertensos resistentes com síndrome de apneia do sono (SAHOS)”.
A forte associação entre SAHOS e hipertensão resistente justifica a busca pelo diagnóstico e tratamento desta comorbidade, visando melhor controle pressórico com consequente diminuição da morbimortalidade cardiovascular.
Trata-se de um ensaio clínico randomizado onde os pacientes portadores de apneia moderada e grave serão incluídos no estudo em dois grupos: grupo controle x grupo em uso de CPAP. O follow-up será de 6 meses. Todos os pacientes em acompanhamento no ambulatório do ProHArt com diagnóstico de HA resistente estão sendo convidados a participar do estudo.
Desfecho primário:
- Avaliar a eficácia da pressão positiva contínua em vias aéreas no controle pressórico de pacientes hipertensos resistentes com síndrome de apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono.
Desfechos secundários:
- Validar o questionário de Berlim como instrumento de rastreamento de pacientes de risco para apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono.
- Estimar a prevalência de hipertensos resistentes com síndrome de apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono.
- Avaliar o padrão da MAPA em hipertensos resistentes com e sem síndrome de apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono.
- Realizar um ensaio clínico randomizado para estudar a eficácia do CPAP no controle da pressão arterial de consultório e da MAPA em hipertensos resistentes portadores de SAHOS.
- Avaliar comparativamente o padrão da MAPA em hipertensos resistentes com SAHOS, antes e após o uso do CPAP, enfocando os principais marcadores de prognóstico (pressão noturna, pressão de pulso e descenso noturno).
- Avaliar comparativamente a velocidade de onda de pulso aórtica em hipertensos resistentes com SAHOS antes e após o uso do CPAP.
- Avaliar a dosagem de aldosterona e renina em hipertensos resistentes antes e após o uso do CPAP.
- Avaliar o comportamento do sistema nervoso autônomo (SNA) dos pacientes com HAR e SAHOS após o tratamento com CPAP.
- Avaliar a capacidade funcional dos pacientes com HAR e SAHOS após o tratamento com CPAP.
Os resultados preliminares deste estudo foram apresentados nos seguintes Congressos:
Londres 2012 – 22nd European Meeting on Hypertension and Cardiovascular Protection.
- Prevalence of sleep apnea and pattern of ambulatory blood pressure monitoring in patients with resistant hypertension.
Milão 2011 - 21st European Meeting on Hypertension and Cardiovascular Prevention.
- Reproducibility of Berlin questionnaire to evaluate risk of sleep apnea in patients with resistant hypertension.
Vancouver 2010 - The 23th Scientific Meeting of International Society of Hypertension.
- Berlin questionnaire for screening of obstructive sleep apnea syndrome in patients with resistant hypertension.