Entre 1998 e 1999, cadastramos todos os pacientes portadores de hipertensão arterial atendidos no ambulatório de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e constatamos que 24,2% da população atendida é hipertensa. A abordagem inadequada desses pacientes acarreta alta morbimortalidade já que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Dos 1700 pacientes cadastrados, 47% apresentam evidências de acometimento cardiovascular enquanto 11% cursam com complicações renais. Constatamos que 70% dos hipertensos em acompanhamento incluíam-se no risco C (VI JNC), portanto compatíveis com o perfil de assistência terciária do hospital. Desses pacientes, apenas 27% tem sua PA controlada. Diante destes fatos, decidimos estabelecer uma rotina de avaliação e tratamento inicial do hipertenso, com intuito de obter melhor controle clínico e reduzir as complicações e os custos do acompanhamento desses pacientes no HUCFF. Esta rotina terá também finalidade didática, visando os estudantes de graduação, pós-graduação e residentes que atuam nos ambulatórios do HUCFF, além de padronizar as informações clínicas, facilitando o levantamento de dados relativos à hipertensão arterial no nosso meio.

Em abril de 1999, publicamos a primeira edição da Rotina para Diagnóstico e Tratamento da Hipertensão Arterial, visando os estudantes de graduação, pós-graduação e residentes que atuam nos ambulatórios do HUCFF, além de padronizar as informações clínicas, facilitando o levantamento de dados relativos à hipertensão arterial no nosso meio.

CAPA ROTINA 1

Exceto a primeira edição, que foi realizada num esforço conjunto no próprio HUCFF-UFRJ, as edições que se seguiram foram patrocinadas por diversos laboratórios farmacêuticos. A segunda edição foi patrocinada pelo Laboratório Sanofi-Synthelabo, hoje Sanofi-Aventis e as duas versões seguintes pelo Laboratório Servier. Em outubro de 2008, foi lançada a 5ª edição, dessa vez com apoio da Pfizer.

CAPA ROTINA 2  CAPA ROTINA 3  rotina 4  rotina 5 red

No primeiro semestre de 2011 nos candidatamos ao edital Auxílio à Editoração – APQ3 da FAPERJ e obtivemos aprovação do processo E-26/111.252/2011. Após uma revisão e ampliação cuidadosa do texto, visando o lançamento da 6ª edição.

rotina 6 red

A Coordenação do ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial do HUCFF-UFRJ, tem o prazer de informar que, na Sessão da Clínica Médica do dia 25 de setembro, às 11h00, na Sala 9E36, foi lançada a sexta edição da ROTINA PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL, que teve o auxílio do Edital de Apoio à Editoração - APQ 3 da FAPERJ.

Na oportunidade, o Prof. Rony Schaffel fez uma palestra intitulada “Pesquisa Clínica: fundamentos gerais” e o Prof. Gil Salles com o título “Pesquisa Clínica: experiência do ProHArt”.

AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS QUE NOS PRESTIGIARAM.

Venha buscar o seu exemplar no do ProHArt.

UFRJ ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial