Os objetivos do ProHArt são baseados no mesmo tripé que norteia a missão do Hospital Universitário: assistência, ensino e pesquisa.

Assistência

Assistência ao hipertenso resistente visando uma abordagem diagnóstica e terapêutica diferenciada:

a) Estratificação do risco cardiovascular através de métodos especiais;

b) Investigação de hipertensão arterial secundária, em especial, renovascular, endócrina e Síndrome de Apneia e Hipopneia do Sono;

c) Aumentar a efetividade do tratamento anti-hipertensivo, melhorando aderência e controle da pressão arterial.

Ensino

Oferecer treinamento para alunos de graduação (Programa de Iniciação Científica), pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e residentes de diferentes áreas clínicas.

Pesquisa

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, nota 7 na avaliação do CAPES, desenvolve diversas linhas de pesquisa no estudo da hipertensão arterial resistente, contando hoje com diversos métodos especiais próprios, além do Laboratório do Sono (LabSONO) e do Laboratório de Microcirculação (LabMICRO). Estas linhas de pesquisa contribuem para o desenvolvimento dos objetivos do programa e para aumentar o conhecimento sobre as doenças cardiovasculares no nosso meio.

UFRJ ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial Resistente
Desenvolvido por: TIC/UFRJ